Reflexões da 1° Semana do Advento: Vigiai, permanecei desperto

“Permanecer desperto. Este é o ensinamento de Jesus no evangelho para o primeiro domingo do Advento – o tempo de preparação para o Natal.

Nas últimas semana estive viajando pela América do Sul e pela Asia e vi os vários efeitos da crise financeira global. Em retrospecto, é óbvio que nós dormimos andando, somos sonâmbulos, em meio a crise, permitindo a oscilação entre a ganância e o medo que controla o mercado para induzir um estado de sonho perigoso.

A bolha estourou. A realidade amanheceu. E o despertar tem sido difícil e, como sempre em questões financeiras, é mais difícil para aqueles que menos têm e são os mais vulneráveis. Na vida pessoal também nós freqüentemente vamos de solavancos do sonambulismo para um rude despertar. Existe uma maneira pela qual podemos ficar acordado? Podemos evitar os extremos que causam tanto sofrimento e confusão? Muitas vezes, quando estamos em nosso estado mais inflamado e hiper-ativo nós estamos no sono mais profundo.

Meditação – de manhã e à noite – é o melhor antídoto conhecido pela a humanidade para nos manter acordado, lúcido sobre as ilusões que nos atraem e os medos que nos controlam. E para nos manter em sintonia com a beleza e a frescura da realidade, a cada dia somos convidados a ser mais desperto, mais real.

Sabemos quando estamos acordados, porque mantemos o espírito mesma atenção entre todas as actividades mudando e sensações. Se a sua meditação tornou-se preguiçosa ou mais irregular nos últimos tempos, pense nesse tempo do Advento como uma oportunidade para reiniciar e renovar a prática.

Uma boa prática de lectio seria memorizar essas palavras do Evangelho e permitir-lhes limpar a mente em momentos estressantes do dia, ao meio-dia, de manhã ou a noite:

“Vigiai, pois; porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã;”. (Marcos 13: 34) “

Laurence Freeman OSB

Tradução livre das reflexões para o Advento no site da Comunidade de Meditação Cristã, por Ricardo d’ Arêde

Mais traduções 

 

Um comentário sobre “Reflexões da 1° Semana do Advento: Vigiai, permanecei desperto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s