Reflexão da 3° Semana do Advento – Um lar dentro de nós

“João Batista foi um homem agreste. Sentiu-se atraído para o deserto. Lá ele podia ser ele mesmo. “Eu sou a voz que clama no deserto”. Era onde se sentia em casa, com seus gafanhotos e mel silvestre, ao invés dos melhores restaurantes e hotéis.

Entretanto, as pessoas corriam para ele que exerceu uma influência fenomenal sobre aqueles que detinham o poder. Livre de apegos e sem perturbações pelas tentações de segurança que a maioria das pessoas sucumbe, ele tinha uma paixão pela verdade e para contá-la tal como ela é. No final, caindo em desgraça com o rei, ele pagou o preço final que muitos profetas tiveram de pagar: a sua própria vida.

O Advento não é apenas esperar que algo aconteça. É a espera na esperança e a vida na verdade do momento, com cada sopro respirando a verdade. Trata-se de ser firme com a verdade mesmo nos pequenos compromissos e nas exceções motivadas politicamente que desbastam nossa integridade.

A meditação é uma espécie de deserto, onde só a verdade pode existir. Nossa prática nos ensina a viver feliz lá, para torná-la nosso lar com toda a sua simplicidade e nenhuma necessidade de mobiliário. Então ela floresce com o amor que a verdade serve, e descobrimos que somos solitários, mas não estamos sozinhos, somos nós mesmos e não apenas egos isolados tentando sobreviver e se defender. Nós florescermos com a brava liberdade do Batista, que sabia que estava a serviço de algo maior que ele mesmo. Se soubermos disso, então nenhum preço é demasiado grande a pagar.”

Laurence Freeman OSB
Tradução de Marcelo Melgares

Um comentário sobre “Reflexão da 3° Semana do Advento – Um lar dentro de nós

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s