Reflexão da 2° Semana do Advento – Viver na Esperança

“No curso de sua pregação, João o Batista disse: “Depois de mim, vem o mais forte do que eu, de quem não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das sandálias. Eu vos tenho batizado com água. Ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo”. (Mc 1,7-8). Para viver com esperança. Isto soa um pouco esvaziado a nós hoje, que estamos habituados com uma gratificação instantânea. Parece significar tanto ser reconciliado com a contínua falta de plenitude ou de viver em uma espécie de desespero silencioso – apenas para chegar ao fim. Isto não tem nada a ver com o que a “virtude” – a força – da esperança nutrida pela meditação.

Uma esperança desabrocha à medida que outras morrem. Esperanças são desejos velados ou fantasias que usamos como substitutos para a realidade ou como defesas contra decepções e sofrimentos. Muitas vezes precisamos tremer à beira do desespero e do desprendimento da vontade antes de descobrir o sentido de esperança. Antes, porém, de chegar a esse limiar, começamos nos agarrando a falsas esperanças. Os Joãos Batistas de nossas vidas – aqueles que sozinhos dão consolo autêntico – não são arautos da desgraça, mas pregadores da realidade.

Mas no agraciado momento de vazio somos visitados pela esperança que nos ilumina sobre o significado do processo que estamos atravessando. Mesmo se não podemos ver a luz no fim do túnel nós sabemos, no entanto – com uma espécie de visão noturna – que estamos no caminho, e até mesmo o sentimento de fracasso ou de ser esquecido são parte do processo que vai florescer na luz do amor. Para aqueles que vivem na esperança (é disso que o aprendizado do Advento se trata), não há encerramento ou desligamento definitivo. Como o velho rabi disse: Deus não espera que sejamos sempre bem-sucedidos, mas não estamos autorizados a desistir. Isto não é só sabedoria humana sobre a necessidade de suportar. É uma revelação sobre a infinita simplicidade de Deus.”

Laurence Freeman OSB

Traduzido por: Marcelo Melgares, oblato beneditino da CMMC – Porto Alegre (RS).
Original em inglês: http://www.wccm.org/content/advent-message-fr-laurence-week-2

Um comentário sobre “Reflexão da 2° Semana do Advento – Viver na Esperança

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s