18 – Recursos disponíveis

RECURSOS DISPONÍVEIS

A COMUNIDADE MUNDIAL PARA MEDITAÇÃO CRISTÃ


John Main viu que meditação cria comunidade. Nos últimos 25 anos essa visão tomou forma no crescimento de uma rede mundial contemplativa presente em mais de uma centena de países. Existem Centros de Meditação Cristã em muitos deles. Esses Centros servem como pontos focais para o ensino e vivência da comunidade, local e nacionalmente. Anualmente é realizado o Seminário John Main, liderado por um  importante pensador ou professor que enriquece a visão contemplativa da Comunidade sobre o mundo moderno e seus desafios. Um Conselho Administrativo no espírito da Constituição da Comunidade Mundial é formado à partir de diferentes países e dá orientação e assistência para o crescimento da Comunidade. Um boletim trimestral oferece ensinamentos espirituais e notícias locais e internacionais da Comunidade. Os Grupos tem uma ampla gama de recursos para colher.

Os diversos recursos da comunidade são destinados a ajudar uma grande variedade de pessoas, em diversas situações, no ensino e prática da meditação. Saber quais desses recursos é o melhor para você no momento pode tomar um pouco de tempo para discernimento. Um dos coordenadores da comunidade local pode ajudá-lo a selecionar aquele que melhor atende seu propósito.

 


A ESCOLA DE MEDITAÇÃO

O objetivo da “Escola de Meditação” é avançar a Missão da Comunidade, que é “Comunicar e alimentar a meditação tal como transmitida através dos ensinamentos de John Main na tradição Cristã, no espírito de servir a unidade de todos”.

As várias qualidades da Escola de Meditação apoiam e alimentam os meditantes de um modo que fortalece e aprofunda sua prática diária, expande a amizade espiritual como resultado do caminho contemplativo compartilhado dentro da comunidade como um todo. Ela conduz a um grande conhecimento da riqueza da tradição mística Cristã na qual a meditação está fundamentada.

O programa de eventos, seminários, retiros e workshops realizado em toda Comunidade Mundial orienta a jornada do meditante Cristão, dos primeiros passos na prática à partilha do dom com outros. Cada etapa no Programa da Escola nos dá a oportunidade de dividir experiência com outros meditantes, refletir sobre entendimentos obtidos e aprender como outros meditantes enfrentam os desafios da disciplina diária. Eles ajudam a chegar num entendimento mais profundo daquilo que a experiência significa para eles pessoalmente.

Existem seis estágios na Escola de Meditação.

Estágio Um – Aprender a Meditar em um Grupo.

Estágio Dois –  Apoio a Prática Diária

Estágio Três – Experiência Pessoal e a Tradição

Estágio Quatro  – Seminários, Retiros e Workshops

Estágio Cinco – O Retiro da Escola

Estágio Seis – Compartilhando o Dom

Para informações mais detalhadas veja a brochura sobre A Escola de Meditação ou o website da Escola. A Escola de Meditação tem uma seção na página web da Comunidade (www.wccm.org)

O WEBSITE WWW.WCCM.ORG E VÁRIOS WEBSITES NACIONAIS.

A cada dia um crescente número de pessoas são levadas à meditação através da Internet. Muitos chegam aos grupos de meditação próximos à suas casas através dessa conexão na qual existe a lista dos grupos. Eles encontram um senso mais amplo de comunidade nas notícias e discussões na página da WCCM. Antes de iniciar um grupo contacte a Coordenação Nacional, ela pode ser encontrado na página web ou listado na parte final desse livro. Se você tem algum evento especial para divulgar, deixe-os saber. Você irá encontrar notícias sobre retiros e workshops futuros no Calendário Internacional na página web. Existem relatos e fotos dos eventos recentes e frequentemente palestras e ensinamentos sobre meditação são divulgadas. Há também a publicação dos “Ensinamentos Semanais” para grupos, “Leituras Semanais” para uso pessoal e outros recursos regulares tais como Podcasts mensais.

A página da WCCM no Facebook e outros links de redes sociais também estão na página da Comunidade. No YouTube o canal da comunidade é chamado Meditatio e tem muitos videos de palestras e eventos.

(http://www.youtube.com/user/meditatiowccm)

LIVRARIA ONLINE

A livraria online da Comunidade Mundial tem uma grande variedade de livros, Cd’s e DVD’s de John Main, e muitos outros. Eles podem ser encomendados e alguns podem ser baixados diretamente do site.

MEDIO MEDIA INTERNACIONAL


Medio  Media é o ramo editorial da Comunidade Mundial para Meditação Cristã. Ele oferece uma grande variedade de títulos para apoiar a prática da Meditação Cristã. O catálogo também está disponível no website da comunidade.

http://www.mediomedia.com/HYPERLINK “http://www.mediomedia.com/”

 

CENTRO INTERNACIONAL DA COMUNIDADE MUNDIAL

O Centro Internacional da Comunidade Mundial está situado em Londres. Ele serve como um ponto central de comunicação e comunhão para meditantes e outros Centros de Meditação Cristã pelo mundo. Ele coordena muitos aspectos da vida da Comunidade tais como o boletim trimestral, o Seminário Anual John Main, visitas, retiros e outros eventos especiais. A Equipe Internacional no Centro, e em outros países, terá prazer em ajudá-lo pessoalmente com qualquer dúvida e ficará feliz em colocá-lo em contato com a comunidade local mais próxima a você.

 

Centro Internacional

The World Community for Christian Meditation

32 Hamilton Road

London W5 2EH

Email: welcome@wccm.org

MEDITATIO

Meditation é uma expanção da Comunidade Mundial que compartilha os frutos da meditação com um público mais amplo. Lançada em 2010, Meditatio recebe seminários e eventos sobre temas como Educação, Saúde Mental, Negócios e Finanças, Diálogos Inter-Religioso, Justiça Social,  Meio Ambiente e Dependência e Recuperação. Meditatio dialoga numa abordagem secular para com os problemas de nosso tempo. Esses seminários geram percepções que são compartilhada através de publicações, recursos, programas de treinamento e uso de mídias contemporâneas. Se você gostaria de conhecer mais sobre Meditatio, por favor envie um e-mail para meditatio@wccm.org

 

CASA DE MEDITAÇÃO DE LONDRES


A Casa de Meditação em Londres é o lar de uma pequena comunidade residencial de meditantes que vivem no espírito da Regra de São Bento. Ela acolhe hóspedes assim como oferece a oportunidade para uma experiência mais longa de vivência em uma comunidade contemplativa baseada na meditação. O Centro Internacional também está localizado lá. Para saber mais escreva para:

 

Meditatio House

32 Hamilton Road

London W5 2EH

Tel: (+ 44) 020 8579 5911

Email: welcome@wccm.org

Ou visite a página da Casa de Meditação: www.wccmmeditatio.org

RECURSOS PRIMÁRIOS PARA INICIANTES NA MEDITAÇÃO E PARA NOVOS GRUPOS

Para aqueles que são novos na meditação.

Individualmente as pessoas precisam sentir apoio pessoal. O líder do grupo deve proporcionar contato pessoal com os novos meditantes para discutir a prática e responder as perguntas. Se o iniciante não pode participar de um grupo regularmente, então alguma outra maneira de manter contato deve ser sugerida – o local de encontros mensais ou alguma outra foram de apoio pessoal.

 

Livros
  • Prática Diária da Meditação, (Christian Meditation – Your Daily PracticeLaurence Freeman)
  • A Peregrinação Interior. (The Inner Pilgrimage – Laurence Freeman)
  • Meditação Cristã. (Christian Meditation – The Gethsemane Talks John Main)
  • A Luz Que Vem de Dentro (Light Within – Laurence Freeman)
  • O Momento de Cristo (Moment of Christ – John Main)
  • Silêncio e Quietude em Todos os Momentos (Silence and Stillness in Every Season: Daily Readings with John Main)
CDs
  • In the Beginning – John Main
  • The Essential Teaching – John Main
  • The Essentials of Christian Meditation – Laurence Freeman
  • Letting Go – Laurence Freeman
DVDs

 

WEB
  • Leituras e Ensinamentos Semanais na página Internacional da Comunidade:www.wccm.org

 

   

 

MATERIAL PARA NOVOS GRUPOS

Assim como as pessoas, individualmente, os novos grupos também precisam de apoio pessoal. O líder do grupo deve sentir-se em contato com o coordenador local, regional ou nacional. Ele deve ser encorajado a participar da Semana de Ensinamentos Essenciais e a usar os Ensinamentos Semanais em seu grupo, copiando-os para seus membros, se possível como lectio durante a semana. Um líder de novo grupo deve estar familiarizado com o texto “Uma Pérola de Grande Valor”, ser ajudado no entendimento do formato de nossos grupos e da necessidade por coerência. Eles também devem ser ajudados em como selecionar e priorizar os recursos listados abaixo, por exemplo: em seus primeiros dias, um novo grupo deve se concentrar nos elementos do ensinamento básico antes de passar para o uso dos Cds Meditatio.

 

Livros
  • The Hunger for Depth and Meaning – John Main (ed. Peter Ng)
  • A Palavra  Que Leva ao Silêncio (Word into Silence – John Main)
  • Silêncio e Quietude em Todos os Momentos (Silence and Stillness in Every Season: Daily Readings with John Main)
  • Perder Para Encontrar (Selfless Self – Laurence Freeman)
  • Essential Writings – John Main

 

CDs
  • TimePeace (MedioMedia)
  • In the Beginning and other Communitas Series – John Main
  • Lord Teach us to Pray – Laurence Freeman
  • Practical Wisdom (3 series) – Laurence Freeman
DVDs
  • The Pilgrimage (Medio Media)
  • The Journey of Meditation – Laurence Freeman

 

WEB

http://www.wccm.com.br  (Brasil)
http://www.meditacaocrista.com/  (Portugal)

http://www.escolademeditacaocmmcbr.com/

  • Ensinamentos Semanais

http://www.wccm.org/category/newsletter/school-meditation-weekly-teachings

   

 

MÚSICAS PARA GRUPOS DE MEDITAÇÃO

Um estilo de música ideal para entrar e sair da meditação é o de Margaret Rizza, uma meditante Inglesa. Seus aclamados Cds incluem River of Peace e Fountain of Life e estão disponíveis no site ou no seu distribuidor Medio Media nacional. Ou entre em contato com Medio Media Internacional em http://www.mediomedia.com.

 

Dom Laurence Freeman
Uma Pérola de Grande Valor

Índice

Um comentário sobre “18 – Recursos disponíveis

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s