Quando somos simples, somos humildes

“Quando somos simples, somos humildes, e então sabemos e reconhecemos que não criamos a nós mesmos, pois não somos a fonte do nosso próprio ser. Está é uma idéia muito óbvia, ao menos para pessoas religiosas, mas nós a esquecemos rapidamente e raramente agimos de acordo com ela. Não são somente as outras pessoas, a natureza ou Deus, que são misteriosos para nós. Somos um mistério para nós mesmos.

Perdemos essa simplicidade muito rapidamente sob certas pressões e, quando isso acontece, também perdemos a humildade de reconhecer o que não podemos compreender.

Tornamo-nos orgulhosos na medida em que ficamos sujeitos à ilusão de que não somos um mistério com uma origem transcendente, mas um problema do aqui e agora. Em nossos dias deixamos de ser espirituais em relação à nós mesmos e nos tornamos rudemente tecnológicos. O misterioso hoje está normalmente entregue ao ocultismo, ao psíquico ou à superstição. Todos estão condicionados, em uma sociedade não-religiosa, a esse tipo de orgulho e é o orgulho que faz o ‘ativista’ .

Ao pensar que resolveremos o problema, veremos que há mais e mais problemas que são gerados pela nosso própria complexidade. Parece natural que resolvamos os problemas agindo mais, fazendo mais, falando ou estudando mais.  Complexidade, em termos econômicos ou psicológicos, gera atividade. Podemos facilmente encontrarmo-nos correndo em círculos sem sentido, tentando encontrar sentido. Mas quanto mais suspeitamos da falta de sentidos disso, mais temos que correr para poder evitá-lo. Eventualmente o orgulho tem uma queda e então, pela ferida da queda, há uma grande oportunidade de retornar ao bom senso”


LAURENCE FREEMAN
, “Perder para Encontrar”

Um comentário sobre “Quando somos simples, somos humildes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s