Estabilidade na realidade

“Qual é a diferença entre realidade e não realidade? Eu penso que uma forma de entender isso é ver a não realidade como o produto do desejo. Uma coisa que aprendemos na meditação é abandonar o desejo, e nós aprendemos isto porque sabemos que o nosso convite é parar viver de modo completo o presente momento. A realidade é simplesmente estar enraizado em Deus. o chão do nossos ser.

O desejo requer constante movimento, constante esforço. A realidade requer quietude e silêncio.

E é este compromisso que nós assumimos na meditação. Como todos podem atestar por experiência própria, nós aprendemos na quietude e no silêncio a aceitar-nos como somos. Isto pode soar muito estranho para os ouvidos modernos, sobretudo para os cristãos modernos que foram educados para realizar esforços tão angustiantes: “Não deveria eu ser ambicioso? Se eu sou uma pessoa ruim, não deveria desejar ser melhor?”.

A real tragédia do nosso tempo é que nós estamos tão cheios de desejo – desejo de felicidade, de sucesso, de riqueza, de poder,  o que quer que seja – que estamos sempre nos imaginando como poderíamos ser. Muito raramente chegamos a nos conhecer como somos e a aceitar a nossa situação presente.

Todavia, a sabedoria tradicional nos diz: saiba que você é e que você é como é. Pode bem ser que sejamos pecadores e, se o somos, é importante saber que o somos. Mas é bem mais importante para nós saber, por própria experiência, que Deus é o chão do nossos ser e que nós estamos enraizados e fundados nele. Cada um de nós devemos saber isto pessoalmente, por experiência própria, em nosso próprio coração. Esta é a estabilidade de que todos nós necessitamos: não o esforço e o movimento do desejo, mas a estabilidade da quietude do enraizamento espiritual”

O CAMINHO DO NÃO CONHECIMENTOJohn Main

Um comentário sobre “Estabilidade na realidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s