Discrição e Covardia

“A preguiça e a covardia são dois dos maiores inimigos da vida espiritual. Constituem perigo ainda maior quando procuram disfarçar-se como “discrição”. Essa ilusão não seria de tal modo fatal se a discrição não fosse uma das mais importantes virtudes do homem espiritual. De fato é a própria discrição que nos deve ensinar a diferença que existe entre covardia e discrição.

A preguiça e a covardia colocam nosso próprio bem-estar atual em primeiro lugar, antes do amor de Deus. Teme a incerteza do futuro, porque não confia em Deus.  A discrição nos previne contra a dispersão de forças; para o covarde, porém, todo esforço é desperdício. A descrição nos mostra em que circunstâncias o esforço é desperdício e onde é obrigatório. A preguiça procura fugir de todo risco. A discrição evita o risco inútil, mas nos impele a assumir os riscos que a fé e a Graça de Deus pedem.

E, se seguirmos a Cristo, cedo ou tarde temos de arriscar tudo para tudo possuir. Temos de jogar com o invisível e arriscar tudo que podemos ver, sentir e experimentar. Mas sabemos que vale a pena arriscar, porque nada há de menos seguro do que o mundo passageiro.

Sem coragem, jamais poderemos atingir a verdadeira simplicidade. A covardia nos mantém num espírito de “duplicidade”, hesitando entre o mundo e Deus. Ora, com essa hesitação não há verdadeira fé – a fé é apenas uma opinião. Não possuímos nunca a certeza, porque nunca nos decidimos a ceder totalmente a autoridade do Deus invisível. Não abrimos mão, nunca, daqueles apoios visíveis que, bem o sabemos, um dia hão seguramente de falhar. Essa hesitação torna a verdadeira  oração impossível – nunca chega a ousar pedir algo ou, se pede, está tão incerto de ser ouvida que, em cada ato de petição, procura fraudulentamente construir, pela prudência humana, uma resposta provisória, que lhe satisfaça (c.f. Tg 1,5-8) “

NA LIBERDADE DA SOLIDÃO (Pag. 29-30),
Thomas Merton

Um comentário sobre “Discrição e Covardia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s