A Fortaleza do Silêncio

“Em nossa época, tudo tem de ser ‘problema’. Nosso tempo é de ansiedade porque assim o quisemos. Nossa ansiedade não nos é importa, à força, do exterior. Nós a impomos ao mundo em que vivemos e a impomos uns aos outros. A santidade, numa tal época, significa, sem dúvida, transportar-se da região da ansiedade à região em que não existe ansiedade. Ou talvez signifique aprender de Deus a não ter ansiedade em meio a ansiedade.

No fundo, como realça Max Picard, provavelmente resume-se nisso, viver num silêncio que reconcilie as contradições dentro de nós a ponto que , embora em nós permaneçam, deixam de constituir um problema (World Of Silence, p. 66-67).

Sempre existiram contradições na alma do homem. Entretanto, estas só se tornam um constate e insolúvel problema quando preferimos, ao silêncio, a análise. Não nos cabe resolver todas as contradições, e sim viver com elas e nos elevarmos acima delas, e considerá-las à luz de valores externos e objetivos que, por comparação, as tornem triviais. O silêncio portanto pertence à substância da santidade. ‘No silêncio e na esperança se forma a fortaleza dos santos’ (Is 30,15).

Quando a solidão era um problema, eu não tinha solidão. Quando deixou de sê-lo, descobri que já a possuía e poderia tê-la possuído continuamente. Contudo, era ainda um problema, porque eu sabia, apesar de tudo, que uma solidão meramente subjetiva, interior, fruto de um esforço de interiorização, nunca bastaria. A solidão tem de ser objetiva e concreta. Tem de ser uma comunhão com algo maior que o mundo, grande como o próprio Ser, de maneira que na profunda paz da solidão encontremos Deus.”

NA LIBERDADE DA SOLIDÃO (Pag. 67),
Thomas Merton

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