Thomas Merton

Thomas Merton (31 de Janeiro de 1915 – 10 de Dezembro de 1968) foi um escritor católico do século XX. Monge trapista cirsteciense da Abadia de Gethsemani, Kentucky, ele foi um poeta, activista social e estudante de religiões comparadas. Ele escreveu mais de setenta livros, a maioria sobre espiritualidade, e também foi objecto de várias biografias.

“A contemplação não pode ser ensinada. Nem sequer pode ser claramente explicada. Só pode ser aludida, sugerida, apontada, simbolizada. Quanto mais objetiva e cientificamente se tentar analisá-la, mais ela será esvaziada do seu real conteúdo, pois essa experiência está fora do alcance da verbalização e da racionalização. Nada é mais repulsivo do que uma definição pseudo-científica da experiência contemplativa. Uma razão para isso é que os que tentam dar esse tipo de definição são tentados a proceder psicologicamente, e não há uma psicologia da contemplação que seja realmente adequada. Descrever ‘reações’ e ‘sentimentos’ é situar a contemplação onde ela não pode ser encontrada: na consciência superficial onde pode ser observada pela reflexão. Mas essa reflexão e essa consciência fazem precisamente parte desse eu externo que ‘morre’ e é posto de lado como uma roupa suja no verdadeiro despertar da contemplação.

Blog da Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton: http://reflexoes-merton.blogspot.com/
Mais informações e bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Merton


11 comentários sobre “Thomas Merton

  1. Book trailer livro Além das Palavras – Vivendo o Credo Apostólico

    Autor: David Steindl-Rast
    Prefaciador: Dalai Lama

    Esta obra traz uma análise tocante das palavras do Credo Apostólico. A mensagem do livro é que as palavras dessa oração são cristãs, mas seu coração é um guia universal e atemporal da plenitude da vida. A partir da perspectiva espiritual transformadora do Irmão David Steindl-Rast, fica claro que o Credo expressa uma fé além do ritual e da exclusividade, acessível a todas as pessoas. E para marcar ainda mais o diálogo inter-religioso, o livro traz um prefácio do Dalai Lama.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s