Silêncio e Palavra

“O silêncio é parte integrante da comunicação”
Extraído do GaudiumPress.org sobre o artigo de Dom Walmor Oliveira de Azevedo

“É muito oportuno, como força educativa, ter presente que o silêncio é parte integrante da comunicação. O falar não precedido ou emoldurado pelo silêncio pode não produzir palavras com densidade e significação. Especialmente palavras que tenham o sentido de edificar, corrigir e devolver ao coração dos destinatários a esperança do viver. A sociedade contemporânea é muito barulhenta e desabituada ao silêncio que proporciona escuta mútua e conhecimento” …

Ao nos calarmos, permitimos que a outra pessoa fale, “exprima a si mesma, livrando-nos, por esta escuta, de ficarmos presos a nós mesmos, nas nossas palavras e ideias”. Conforme o prelado, quando não se faz silêncio e não se permite ouvir o que as outras pessoas tem a dizer, corre-se o risco de incorrer em autoritarismos, fixando-se na própria compreensão, “por vezes até medíocre e comprometedora no que se refere a conquistas e avanços indispensáveis”
‎”‎o silêncio permite à pessoa “uma descida ao fundo de si mesma e abrir-se ao caminho de resposta que Deus inscreveu no seu coração”. De acordo com o prelado, na mensagem escrita pelo Papa existe uma lição que vale ser aprendida e pratica: “Educar-se em comunicação é aprender a escutar, a contemplar, para além de falar. É hora de qualificar a comunicação e o falar. É urgente, para isso, exercitar-se no silenciar para que a palavra dita seja capaz de gerar vida”.

Fonte: http://www.gaudiumpress.org/content/37049–ldquo-O-silencio-e-parte-integrante-da-comunicacao-rdquo—destaca-arcebispo-de-Belo-Horizonte

Artigo de Dom Walmor: http://www.cnbb.org.br/site/articulistas/dom-walmor-oliveira-de-azevedo/9415-silencio-e-palavra

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s