Evagrius Ponticus

Entre os textos semanais da WCCM, Kin Natajara tem falado‎ de Evagrius Pônticus e sua abordagem dos pensamentos e vícios da alma. Foram adicionados dois novos textos traduzidos que podem ser lidos no link abaixo:

Texto da semana de 22/04/2012: Maus Pensamentos :

Evagrius teve profundos insights psicológicos sobre o funcionamento da mente humana. Esses insights, decorrente de pensamentos cuidadosamente examinados, são essenciais para mudança e transformação e foram redescobertos somente no século XIX por Jung e Freud. Agora são uma hipótese aceita pela maioria dos psicoterapeutas e analistas. Muitos dos ditos de Evagrius não estaria de fora dos manuais modernos da psicoterapia… (continuar lendo a tradução / Texto original )

Texto da semana de 06/05/2012: Meditação, caminho para o auto conhecimento :

Segundo Evágrio, existe dois caminhos para identificar nossos próprios ‘demônios’: Pela oração/meditação e pelos esforços para alcançar auto conhecimento e consciência. A “observação dos pensamentos’ tem um importante papel aqui. “Se houver qualquer monge [ser humano] que deseje examinar com medida alguns dos ‘demônios’ mais ferozes … então deixe-o manter um olhar cuidadoso sobre seus pensamentos … deixe-o notar bem a complexidade de seus pensamentos … os demônios que a causam. Em seguida peça à Cristo a explicação de todos os dados que tem observado”… (continuar lendo a tradução / Texto original )

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s