Esperança e Fé – SPE SALVI Bento XVI

Uma Encíclica sobre a esperança e a fé para aqueles que vivem sua intuição de Deus a partir da realidade cristã hoje: Carta Encíclica SPE SALVI – Bento XVI (PDF)

“« SPE SALVI facti sumus » – é na esperança que fomos salvos: diz São Paulo aos Romanos e a nós também (Rm 8,24). A « redenção », a salvação, segundo a fé cristã, não é um simples dado de facto … mas deque género é uma tal esperança para poder justificar a afirmação segundo a qual a partir dela, e simplesmente porque ela existe, nós fomos redimidos? E de que tipo de certeza se trata? (…) Somente quando o futuro é certo como realidade positiva, é que se torna vivível também o presente. (…) O cristianismo não era apenas uma « boa nova », ou seja, uma comunicação de conteúdos até então ignorados. Em linguagem actual, dir-se-ia: a mensagem cristã não era só « informativa », mas « performativa » (…) em que consiste esta esperança que, enquanto esperança, é «redenção »?

Todo Cristão devia, para sua formação, ter contato com os documentos oficiais da Igreja para não ficarem a mercê de opiniões incertas, infundadas ou mau intencionadas sobre as motivações e objetivos da Igreja, e mesmo para ter uma abordagem da realidade mais coerente com sua própria intuição de Deus a partir da visão cristã.

No site do Vaticano, se encontra em Português, as Encíclicas dos Papas. No link http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/encyclicals/index_po.htm pode-se ler as encíclicas de Bento XVI.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s