2 comentários sobre “Humildade e Doutrina no Diálogo Inter-Religioso

  1. Eu amei ler ,ou melhor minha alma se alegrou sobre : a verdade é uma pessoa ,por quem nos deixamos ser possuidos,é bom terminar a noite meditando ou melhor mais me deixando ser tomada por essa verdade.Eu repito o seu Nome:Jesus
    Não entendi sobre a noção de karl Rahner sobre o “cristão anônimo”,dá pra dar uma idéia?

  2. O texto continua no link:

    https://caeluminterram.wordpress.com/artigos-e-textos/humildade-e-dialogo-catherine-cornille/2-humildade-e-doutrina/

    Esse post é apenas um fragmento da página que foi adicionada, e pode ajudar a entender mais aspectos. Retiro dela a explicação que pode ajudar nesse entendimento:

    “Os não-cristãos podem pensar que é uma presunção para o cristão julgar que tudo o que é de bom ou restaura (pela santificação) é o fruto em cada homem da graça de seu Cristo, e interpretá-lo como cristianismo anônimo; podem pensar que é uma presunção para o cristão considerar o não-cristão como um cristão que ainda não chegou reflexivamente a si mesmo. Mas o cristão não pode renunciar esta “presunção” que é de fato a fonte da maior humildade, tanto para ele mesmo como para a Igreja. Pois é uma admissão profunda do fato que Deus é maior do que o homem e a Igreja. A Igreja sairá no encontro com o não-cristão de amanhã com a atitude exprimida por São Paulo, quando disse “O que vós não sabeis, mas ainda adorais (mas ainda adorais!), isto eu vos anuncio” (At17,23). Com tal base se pode estar tolerante, humilde, mas firme para com todas as religiões não-cristãs (23)”

    Para Rahner, a humildade da expressão “cristão anônimo” se encontra então no reconhecimento da possibilidade da presença salvífica de Deus além dos limites da tradição cristã.

    Pax

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s