Se fôssemos realmente humildes

Um sincero trecho sobre a humildade, no qual Merton interpõe sua oração, foi adicionado na sessão do livro NA LIBERDADE DA SOLIDÃO:Se fôssemos realmente humildes, saberíamos até que ponto somos mentirosos.”

Quando o peso de nossa insuficiência não permite mais que nos sustentemos, seja pela desenvoltura da inteligência diante da pouca sabedoria, seja pelas circunstâncias da existência e da falta de limites que nos assolam, seja por estarmos num caminho certo em direção à uma sabedoria verdadeiramente humilde, seja por inesperada Graça, não temos muitas escolhas, ou nos quebramos ou nos dobramos. Dobrando, o peso rola das costas e já não há o que nos pese que não esteja diante de nós, revelado, e propiciando crescimento, superação, cura. Não mais está oculto de nós mesmos, por nos mesmos, o que estava à nossas costas, num gesto nada inteligente de bravata existencial, de orgulho espiritual. Nos dobrando aprendemos a andar, enquanto enrijecidos aprendemos a desesperar.

“Quando algo se torna forte, envelhece, perece (…) Aquilo que morre mas não perece, permanece para sempre” – Tao Te King. Esse trecho ilustra em diálogo a situação cristã, Cristo não se fez forte, morreu na fragilidade de um corpo humano porém, sem perecer no espírito, permanece para sempre.

Senhor, ensinaste-nos a amar a humildade, mas não aprendemos. Aprendemos somente a amar-lhe a camada externa – a humildade que torna alguém atraente e encantador. Se fôssemos realmente humildes, saberíamos até que ponto somos mentirosos. Me faça ver que sou um mentiroso e um fingido, e que, mesmo assim, tenho a obrigação de procurar com esforço a verdade, de ser tão verídico quanto me seja possível, ainda que tenha que achar, inevitavelmente, toda a verdade de que sou capaz, envenenada pela duplicidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s