Contemplação

Na tradição monástica cristã, oração é muito mais que um derramar-se sentimental diante de nossa pequenez e incapacidade. É procurar, na profundidade de nossa superfície, os traços eternos que dão existência ao ser. E se essa superfície se agita é para nos transpor a profundidades maiores onde é possível realizar tal busca, cada vez mais silenciosamente, não numa solidão geográfica mas na presença reverente diante de toda manifestação de vida e de luz, onde quer que ela se realize, não para adquirirmos um poder ou uma verdade para nós mesmos, mas para nos inserirmos nessa verdade de forma suave e real, deixando que ela se manifeste em nós segundo o que dela somos capazes, e fomos preparados, para refletir.

A contemplação, onde quer que ela ocorra, revela a verdade pois está livre dos filtros psicológicos e sistemáticos da razão, ainda que venha a ter posteriormente uma analise intelectual, inicialmente pessoal, que formam doutrinas e tradições. A meditação é uma reconhecida prática difundida em várias tradições religiosas que nos ensina , pela disciplina, a nos colocarmos abertos a esses momentos de contemplação sobre os quais nós não temos qualquer controle e não podemos fazer nada além de estarmos abertos.

John Main disse que não existe formas ou métodos de oração, existe apenas “oração”, e quando nos abrimos a essa oração, que nos precede e vive, no movimento do filho ao pai, então estamos contemplando a verdade, deixando-nos marcar por ela, e nos capacitando a reconhecê-la cada vez mais nos outros.

Página 68-69, do livro A Palavra que Leva ao Silêncio, adicionada em “Somente ‘Oração'”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s